01 Dezembro 2019
Dicas

Sabe como poupar na compra da sua casa?

Se está a pensar comprar casa, existem algumas formas de poupar, tomando decisões responsáveis e conforme o seu orçamento familiar.

Em primeiro lugar, é importante pensar a longo prazo, ou seja, ter em conta possíveis alterações no emprego, no vencimento, despesas e necessidades da família, saúde, etc. Pensar desta forma irá ajudar a tomar a decisão de investir numa casa útil para todos, que evite despesas acrescidas no futuro.

Na hora de comprar a casa, e se for necessário financiamento, é importante pedir várias simulações, compará-las e negociá-las e conhecer o valor dos spreads dos diversos bancos. Atenção, as prestações de crédito não devem representar mensalmente mais do que 35% do seu rendimento.

Se a vida não correr pelo melhor e surgirem imprevistos, saiba aqui como evitar perder a casa em caso de incumprimento do crédito à habitação.

Além dos juros, pode também negociar os produtos normalmente associados, como os seguros de vida e multirriscos habitação, cada vez mais frequentes.

Em relação ao seguro de vida, convém pedir uma simulação da prestação com o seguro proposto pelo banco e outra sem incluir o valor do seguro. Isto porque tem a alternativa de contratar um seguro temporário anual e renovável, válido por um ano e que se renova automaticamente por iguais períodos, até que uma das partes o termine. É tudo uma questão de fazer contas.

Por fim, lembre-se das despesas inerentes da compra de uma casa, como os prémios dos seguros, possíveis despesas com o condomínio, IMI, etc. Quanto mais preparado estiver, e mais conseguir poupar de antemão, melhor será para o seu orçamento familiar e para o seu bem-estar.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!