11 Agosto 2020
Notícias

Sabe o que é a FINE nos créditos à habitação?

A Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) é um documento pré-contratual de caráter informativo, onde estão especificadas as condições financeiras e as despesas imputadas ao cliente nos produtos bancários ou financeiros, nomeadamente no crédito habitação ou outros créditos com garantia hipotecária.

A apresentação da FINE é obrigatória em todas as simulações de crédito habitação, com informação organizada de forma idêntica por todas as instituições financeiras.

As FINE’s apresentam as condições financeiras do crédito habitação, nomeadamente características do crédito, comissões aplicadas e condições de bonificação, caso existam. Neste documento também encontra os planos financeiros do empréstimo, os quais apresentam a evolução do empréstimo durante o prazo de financiamento, parcela de capital e juros de cada prestação, seguros, comissões e outros custos.

Na secção dos planos financeiros, encontra o plano financeiro do crédito e o mesmo plano com acréscimo de TAN para o máximo valor registado nos últimos 20 anos (no caso dos créditos habitação com modalidade de taxa variável).

Resumindo, a FINE ajuda a comparar as diversas ofertas do mercado e tomar uma decisão informada.

Fonte: Idealista

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!