21 Setembro 2020
Dicas

Sabe como melhorar a taxa de esforço para conseguir um crédito à habitação?

Em primeiro lugar, saiba que a taxa de esforço é um indicador essencial para se conseguir um crédito para a compra de casa.

Trata-se da percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos contraídos. Resumidamente, corresponde ao rendimento que alguém tem disponível para fazer face às despesas do quotidiano, como alimentação, transportes, combustível, educação e lazer, após o pagamento das obrigações mensais com empréstimos contraídos.

Apesar de não serem todas iguais, a maior parte das instituições bancárias segue as recomendações dos reguladores de não ultrapassar os 30% da taxa de esforço, ou seja, 1/3 do rendimento total do agregado familiar.

Por isso, se está a pensar pedir um crédito à habitação, sabe como pode melhorar a sua taxa de esforço?

1 – Comece por fazer um orçamento familiar, identificando quais as despesas essenciais e quais as que pode reduzir ou até mesmo eliminar;

2 – Amortize ou liquide créditos existentes, para reduzir a prestação a pagar ou mesmo terminá-la;

3 – Caso não queira (ou não possa) usar as poupanças para amortizar créditos, tente renegociar o que tiver mais peso no orçamento familiar;

4 – Também pode consolidar os créditos, isto é, agregar todos num, de forma a diminuir a prestação mensal. Esta opção pode até levar a uma redução do preço do crédito.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!