08 Março 2022
Dicas

Quer comprar casa? Siga os nossos conselhos!

É o grande SONHO de muita gente — COMPRAR CASA, mas há que ter em conta que a aquisição de um imóvel acarreta encargos financeiros, como o pagamento de impostos e da prestação mensal, caso necessite de financiamento.

Antes de escolher o imóvel, é importante que analise a sua situação financeira para saber quanto pode gastar (tenha em conta os encargos iniciais com a compra de casa, como os impostos, o custo da escritura e os 10% de entrada, caso recorra ao crédito).

Se necessitar de financiamento para adquirir o imóvel, informe-se, peça várias simulações e opte pela solução com melhores condições e mais adequada à sua disponibilidade financeira — preste muita atenção à taxa de esforço, a mensalidade irá pesar no seu orçamento durante muitos anos.

Após analisar, cuidadosamente, a sua situação financeira e as soluções de financiamento, deverá refletir sobre outras questões, como comprar um imóvel novo ou usado, e prestar muita atenção a determinados pormenores.

1. Os imóveis usados são mais baratos, mas ao visitar o imóvel certifique-se das condições de habitabilidade e conservação do mesmo — preste atenção às paredes, às janelas, faça perguntas sobre o estado das canalizações, do sistema elétrico e do isolamento térmico.

2. Quando visitar o imóvel, solicite a respetiva documentação e verifique se o vendedor possui legitimidade para o fazer.

3. Certifique-se que não existem encargos financeiros pendentes, relativos ao imóvel. Peça uma CERTIDÃO de TEOR na Conservatória do Registo Predial.

4. Tenha em conta a localização do imóvel e os acessos. Caso queira adquirir um apartamento, preste atenção ao estado de conservação e às mais-valias do prédio.

5. É obrigatório possuir certificado energético da casa, peça-o ao vendedor para evitar o pagamento de coimas e para saber quanto irá gastar em energia.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!