A procura por moradias para compra cresce 14% em Portugal entre a primeira e segunda quinzena de Março, enquanto a procura por compra de apartamentos caiu 24%, segundo um estudo realizado pela plataforma Imovirtual.
Com base em dados disponíveis no Portal, este estudo analisou o comportamento dos seus utilizadores no contexto das restrições impostas pela Covid-19, desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal.
O Imovirtual revela que registou sinais de retoma do tráfego durante a última semana (30 de março a 5 de abril), sobretudo, em comparação com a semana anterior (23 a 29 de março). Na segunda quinzena de Março a percentagem de páginas visualizadas relativas à oferta de moradia para venda, aumentou 14% face à primeira quinzena de Março.
Neste período, indica ainda que a procura de moradias aumentou, sobretudo nas regiões de Braga (19%), Faro (13%) e Porto (11%).
Quanto aos apartamentos para venda a procura já vai no sentido contrário. A percentagem de visualizações de páginas relativamente a apartamentos para venda diminuiu 23,6%. Ao analisar por região temos Faro (-30%), Lisboa (-24%) e Porto (-23%) como os TOP3.
A plataforma teve ainda um crescimento de 9% no número de utilizadores totais e de 11% tanto em novos utilizadores como em número de visitas ao portal.