21 Maio 2021
Notícias

Preços das casas continuam a subir

Por dia, estão a ser transacionadas mais de 400 casas, uma dinâmica que está a manter os preços, apesar da pandemia.

O setor imobiliário tem sido um dos mais resilientes da economia portuguesa. Mesmo com a pandemia e a instabilidade económica, milhares de famílias estão a avançar para a compra de casa com recurso a crédito bancário. E com a procura a fluir e a oferta estabilizada, os preços das casas vão continuar a subir.

Dados avançados pela Confidencial Imobiliário mostram que no primeiro trimestre deste ano os preços da habitação subiram, em comparação homóloga, de “4% para o distrito de Lisboa, 6,5% para o distrito do Porto e 2,5% para o de Faro”.

“Existia uma expectativa de que o mercado iria sofrer um embate grande com a pandemia, mas a verdade é que isso acabou por não se confirmar. Tirando o segundo trimestre de 2020 em que houve uma redução de atividade ligada ao confinamento, as vendas recuperaram fortissimamente nos últimos trimestres”, sublinha Ricardo Guimarães, economista e diretor da Confidencial Imobiliário, empresa especializada em dados do setor.

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2020 mostram que foram vendidas 171.800 casas, um ritmo médio de cerca de 470 habitações por dia. E, apesar dos confinamentos terem provocado a redução no número de casas transacionadas, o acréscimo de valor das habitações na ordem dos 8,4% permitiu assegurar no ano de 2020 um volume de transações na ordem dos 26,2 mil milhões de euros, mais 2,4% que no ano anterior.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!