16 Janeiro 2020
Notícias

Preço das casas em Portugal está a crescer mais que os salários

Portugal é o segundo país com maior diferença entre a evolução do custo das casas e o rendimento das famílias, sendo ultrapassado apenas pela Irlanda.

Entre 2013 e 2018, um período de cinco anos, o preço das casas em Portugal cresceu a um ritmo médio acumulado 32% mais elevado que o rendimento de uma família média de dois adultos com salário médios e dois filhos a seu cargo.

O estudo foi efetuado pelo economista Eric Dor, da Escola de Negócios IÉSEG da Universidade Católica de Lille, em França. Estes resultados permitiram perceber a evolução do poder de compra imobiliário dos habitantes de um país.

“Para avaliar se a aquisição de uma habitação se tornou demasiado onerosa num determinado país, tendo em conta o orçamento dos agregados familiares, convém comparar o aumento dos preços face ao dos rendimentos”, explica o estudo do IÉSEG, citado pelo Dinheiro Vivo.

Assim, concluiu-se que a diferença entre a taxa de crescimento dos preços das casas e a taxa de crescimento dos rendimentos líquidos de uma família típica é de 60,04% na Irlanda, 32% em Portugal e 27,86% na Suécia.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!