06 Julho 2021
Dicas

Poupar em férias? É possível!

Ir de férias no verão não tem de ser sinónimo de grandes gastos. É possível poupar e conseguir ter umas férias inesquecíveis.

DEFINA UM ORÇAMENTO

O primeiro conselho, e talvez o mais importante, é a necessidade de um orçamento detalhado. Já sabe quanto dinheiro tem para gastar nestas férias? Se não, dedique algum tempo para perceber quanto é que pode gastar neste verão. Depois, comece a anotar todas as despesas que vai ter com as férias: viagens (carro, avião ou transportes públicos), estadia, refeições, etc. Não se esqueça de contar com eventuais extras que podem surgir. Seja realista ao planear as suas férias para evitar um impacto negativo nas suas finanças. Ou seja, certifique-se de que tem uma boa margem financeira para fazer as férias desejadas. Caso contrário, faça algumas cedências e encontre opções mais acessíveis.

APROVEITE TODOS OS DESCONTOS

Com tempo consegue procurar descontos e fazer melhores escolhas. Seja qual for o seu destino de férias, faça uma pesquisa e perceba se tem algum benefício por reservar online ou comprar antecipadamente bilhetes para as atrações turísticas. Verifique se tem algum cartão que ofereça descontos, como os cartões de fidelização das marcas. Faça também uma pesquisa online dos museus e outras atrações turísticas e descubra se disponibilizam um dia com entrada livre (normalmente é aos domingos).

Mesmo que não conheça nenhum desconto em particular, use o Google ao seu favor e faça uma pesquisa livre como “desconto oceanário” ou “desconto parque aquático”, por exemplo. Analise os resultados que aparecem e perceba se compensa. Por mais pequeno que seja o desconto, ao somar tudo vai conseguir uma poupança muito significativa. Não se esqueça de também aproveitar os descontos para os combustíveis caso vá viajar de carro.

PEÇA RECOMENDAÇÕES

Conhece alguém que já visitou o lugar para onde vai de férias? Então peça-lhe opiniões dos locais mais económicos para comer ou ir às compras. Aproveite e peça opinião sobre os locais turísticos que definiu para perceber se valem a pena a visita e o investimento. Caso não conheça ninguém, faça uma pesquisa online sobre os diferentes locais e atrações turísticas. Atualmente existem muitos blogs de viagens com este tipo de informação.

ENVOLVA TODA A FAMÍLIA NA POUPANÇA

Se vai de férias com a sua família, então todos devem ajudar a poupar. Por isso, é importante que todos colaborem na elaboração de um plano de férias consciente, que respeite o orçamento familiar. Muitas vezes, as exigências dos filhos acabam por significar gastos extra desnecessários. Por essa razão, é importante que os filhos se envolvam e percebam a importância de poupar e fazer algumas cedências. Isso não tem de ser sinónimo de umas férias menos divertidas. Com um bom planeamento em família é possível conseguir umas férias inesquecíveis sem a necessidade de visitar todos os parques aquáticos ou de diversões.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!