06 Agosto 2021
Dicas

PERMUTA de CASA – conhece as vantagens?

Quando pensamos em mudar de casa pensamos, quase automaticamente, na venda do nosso imóvel atual e na aquisição de outro que satisfaça as nossas novas necessidades. Poucas vezes nos ocorre a ideia da PERMUTA – que não é nada mais nada menos do que a troca de casa entre dois proprietários – o processo, por norma, é mais célere e menos dispendioso, sabia?

O mais complicado na permuta é encontrar um proprietário com interesse no seu imóvel e que possua um imóvel que lhe interesse a si, de resto são muitas as vantagens.

Depois de encontrar alguém com correspondência de interesses na troca de casa consigo e de acertar valores, caso haja essa necessidade, o processo é bastante mais rápido e menos dispendioso do que a venda e compra de casa.

Mais POUPANÇA

Com a PERMUTA, poupa no Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e no Imposto do Selo, uma vez que o valor a pagar incide apenas sobre a diferença de valores entre as casas.

Imagine que uma das casas está avaliada em 180 mil euros e a outra em 280 mil – o proprietário que fica com a mais barata fica isento de IMT e o outro irá pagar apenas o IMT sobre a diferença do valor das casas (100 mil euros).

Menos BUROCRACIA

A PERMUTA exige menos burocracia – a troca de casa realiza-se através de um contrato-promessa, no qual os proprietários assumem simultaneamente a posição de comprador e vendedor e onde ficam indicados os valores dos imóveis. Antes da assinatura da escritura, no caso de algum dos imóveis se encontrar hipotecado, a permuta deve ser comunicada ao banco para que seja feita a transferência do contrato do imóvel hipotecado para o novo comprador e rescindido o contrato com o atual proprietário. Aquando da escritura, o banco deve disponibilizar um distrate para cada uma das casas.

“Et voilá”, chaves na mão!

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!