Perante a instabilidade económica, que assola o mundo, a divulgação dos dados relativos ao comportamento do mercado imobiliário nacional, no segundo trimestre do ano, era aguardada com alguma expectativa.
O Instituto Nacional de Estatística já os divulgou e, segundo os especialistas, não há sinais para alarme, visto que o volume investido no setor releva estabilidade e constância e o preço das casas continua a subir.
Durante o segundo trimestre de 2022 fizeram-se mais de 43 mil transações imobiliárias, representando um valor global de investimento na ordem de mais de 8 mil milhões de euros.
Estes números mostram que o mercado imobiliário manteve a cadência no que toca ao volume de transações e ao valor global, sendo que, em termos homólogos, cresceu em ambas as frentes.
Em termos homólogos, o volume de transações (+4,5%) e o valor global (+19,5%) cresceu, fixando-se nos valores acima mencionados, pelo quinto e terceiro trimestre consecutivo, respetivamente.
O custo da habitação subiu, novamente: + 3,1% face ao trimestre anterior e + 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado.