25 Março 2022
Notícias

Município da Figueira da Foz investe 7 milhões em sistema de iluminação pública sustentável

A Figueira da Foz é o primeiro município português a implementar um sistema de iluminação pública “amigo do ambiente” que permitirá reduzir o consumo de energia em 80% e evitar a emissão de 1650 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

“A Figueira da Foz deu um passo enorme na sustentabilidade no nosso país e não tenho dúvidas que vai ser seguido por outros”, conta Pedro Filipe Santos, responsável pela implementação do projeto.

O moderno e eficiente sistema de iluminação pública permitirá instalar uma rede de comunicação sustentável “altamente diferenciadora” (por exemplo, radares simples e detetores inteligentes) e monitorizar a qualidade do ar, os resíduos sólidos urbanos, os parques de estacionamento e os sistemas de rega dos parques públicos.

Quem está “na linha da frente, tem uma obrigação acrescida de dar o exemplo […] na poupança de recursos“, referiu Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz já assinou o contrato, no valor de 7 milhões de euros, que prevê a implementação do projeto de eficiência energética de iluminação pública Smart IP no prazo de 120 dias.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!