Sabia que ter menos de duas horas livres por dia aumenta os níveis de stress, mas que ter mais de 5 horas livres diariamente cria uma sensação de ausência de propósito? E que ambas as situações tornam as pessoas menos felizes?
A falta de tempo é o sentimento que domina a sociedade, mas a solução não passa por conseguir ter mais horas livres, mas sim por aproveitar melhor aquelas que temos.
Mas também por ter a capacidade de manter a chamada “mentalidade de férias”, mesmo depois de regressar ao trabalho e às rotinas.
Sabe o que é e como pode manter esta “mentalidade de férias”?
As férias trazem benefícios imediatos à saúde e ao desempenho no trabalho e promovem a satisfação pessoal, mas exigem disponibilidade, coisa que nem sempre temos.
Contudo, podemos e devemos ter uma mentalidade de férias semana após semana ou mês após mês, visto que só implica estarmos disponíveis para fazer o que gostamos, que é o que fazemos nas férias.
Experimente passar um fim de semana como se estivesse de férias!
Alguns estudos mostram que as pessoas que ao fim de semana fazem o que gostam, como se estivessem de férias, aproveitam bem esse tempo livre e regressam ao trabalho mais felizes à segunda-feira.
* Cassie Holmes, professora e investigadora na Universidade da Califórnia e Los Angeles