O fim das aulas dá-lhe mais tempo para abordar outros assuntos com os miúdos e incutir e aprimorar hábitos, nomeadamente no que toca à literacia financeira.
Ao conversar com os seus filhos sobre como ganhar e gerir dinheiro, transmite conhecimento e promove o desenvolvimento de competências fundamentais para lidarem de forma consciente com o dinheiro, tanto no presente como no futuro.
Isto é, torna-os consumidores conscientes, incrementa a noção de ganhar, gerir e poupar e contribui ativamente para podermos contrariar os números divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE) em 2020.
Segundo o ranking relativo à literacia financeira, os portugueses são a nacionalidade com o nível mais baixo, entre os 19 países da zona euro. Para minimizar o problema e poder incutir nos seus filhos a noção da importância de gerir o dinheiro, siga as nossas dicas.
— Tenha em conta a idade dos seus filhos! Falar sobre dinheiro com crianças ou jovens exige uma abordagem diferente. Adapte a linguagem e introduza os conceitos à medida que eles crescem.
— Fale com naturalidade para entenderem que o dinheiro é necessário, pois permite comprar comida, pagar as despesas, jantar fora ou passear. Aos mais crescidos, explique alguns conceitos como impostos, juros, créditos, investimentos e poupanças.
— Ofereça um mealheiro e fale sobre a sua utilidade. O mealheiro serve para colocar o dinheiro poupado ou, caso haja um objetivo (comprar um jogo, por exemplo), maximizar a poupança definindo prioridades.
— Defina o valor da mesada para que aprendam a gerir o dinheiro. Ensine a poupar e explique as vantagens.
— Explique como podem contribuir para reduzir as despesas familiares (fechar a torneira enquanto escovam os dentes, por exemplo).
— Ofereça um livro ou jogo sobre finanças para estimular a curiosidade sobre o assunto (o monopólio, por exemplo).