Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Bem-Estar (IBE) dos portugueses já regressou aos níveis pré-pandemia, mas o nível de qualidade de vida estagnou desde 2016.
Os resultados do IBE são apurados com base na análise das condições materiais de vida e na qualidade de vida, que, de acordo com o INE, evoluíram em sentidos opostos nos últimos anos.
Desde “2017 a evolução da qualidade de vida estagnou”, mas “as condições materiais de vida cresceram sempre nesses anos”, exceto do ano de 2020.
Por que estagnou o nível de qualidade de vida?
O estagnar do nível de qualidade de vida pode estar associado ao “ligeiro decréscimo dos índices do domínio balanço vida-trabalho e da participação cívica e à estagnação do índice do ambiente e da segurança pessoal”.
A qualidade de vida dos portugueses estagnou, mas, entre 2004 e 2022, quase todos os domínios analisados no IBE evoluíram de forma positiva.
Os domínios onde se verificaram as melhores evoluções foram a educação, o conhecimento, as competências e a segurança pessoal.