05 Janeiro 2022
Notícias

Imposto Municipal sobre Imóveis aumenta 4%

Este ano, os proprietários de prédios urbanos recém-construídos ou reabilitados veem agravado em 4% o valor a pagar no que diz respeito ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Esta subida deve-se ao aumento do preço médio de construção por metro quadrado e do valor base, utilizado para efeitos de avaliação dos imóveis, dado que ambos entram nos cálculos que apuram o valor de IMI a pagar.

O custo médio de construção por metro quadrado subiu para os 512 euros e o valor base para efeitos de avaliação dos imóveis para os 640 euros — o valor base dos prédios (Vc) é apurado através da soma do preço médio de construção por metro quadrado e do preço do metro quadrado do terreno de implantação fixado em 25% desse mesmo valor.

Tanto o valor médio de construção por metro quadrado como o valor base para efeitos avaliação dos imóveis são utilizados para calcular o Valor Patrimonial dos Imóveis (VPT). O VPT é utilizado para apurar o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis.

O aumento do valor médio de construção por metro quadrado está na base da subida do Vc e do VPT e, consequentemente, do IMI.

Mas, afinal, a que se deve o aumento do valor médio de construção por metro quadrado?

— Ao aumento do custo dos materiais e da mão-de-obra;

— Aos encargos indiretos, como equipamentos, administração, energia, comunicações, entre outros consumíveis.

 

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!