08 Março 2022
Dicas

Gosta de plantas?

A muda é uma forma muito simples e prática de multiplicar as suas plantas, mas exige alguns cuidados com a escolha da “planta-mãe”, que se quer saudável e viçosa, e com as novas plantinhas, que necessitam de atenção redobrada no que respeita à exposição solar, à rega e à humidade do solo.

A muda de plantas é feita por sementesestacas ou brotos. As sementes são muito utilizadas para multiplicar hortícolas, frutícolas e flores. A muda por estaquia permite reproduzir árvores de fruto ou plantas ornamentais, como as hortênsias. É importante que escolha estacas grossas e saudáveis e que as coloque na água até enraizarem.

muda por brotos é muito minuciosa, dada a fragilidade dos mesmos. Para gerar uma nova planta, além de extrair os brotos com muito cuidado, deve fertilizar o solo.

Quer aprender a fazer mudas de ervas aromáticas, suculentas e de orquídeas?

ERVAS AROMÁTICAS — corte um galho verdinho e coloque-o em água, à sombra, para que brote naturalmente. Dois a três meses depois terá a sua muda densa e pode aproveitar os galhos mais pequenos para fazer novas mudas.

SUCULENTAS — extraia uma ou duas folhas (intermédias) da planta-mãe e deixe-as repousar 2 a 3 dias sobre uma folha de papel. Assim que ganharem raiz, coloque-as num vaso com furos. Cubra, levemente, as raízes com terra e presenteie as suas mudas com algumas horas de sol.

ORQUÍDEAS — as mudas de orquídeas são feitas com recurso aos brotos (keikis) que surgem nas suas hastes. Corte-os (apenas quando tiverem 1 dedo de comprimento), coloque-os num vaso com substrato e regue-os com frequência. As orquídeas necessitam de sombra e de muita água para brotar.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!