22 Junho 2023
Dicas

Existem produtos que não deve pôr no ecoponto

Para tornar a economia cada vez mais circular e reduzir a quantidade de lixo enviada para o aterro e incineração e a necessidade de extrair novas matérias-primas é fundamental RECICLAR.

Mas também é importante dar o maior uso possível aos produtos, visto que o processo de reciclagem exige recursos e alguns materiais não são infinitamente recicláveis, como o plástico e o papel.

Ou seja, os produtos só devem ser encaminhados para a reciclagem quando já não reúnem as condições necessárias para serem usados.

Contudo, nem todos podem seguir para o ecoponto.

– Os medicamentos podem conter substâncias perigosas para o meio ambiente. Por isso, se estiverem fora do prazo de validade ou inutilizados, entregue-os numa farmácia ou parafarmácia.

– Os resíduos dos equipamentos eletrónicos são altamente poluentes se não forem tratados de forma adequada. Entregue-os nas lojas de eletrodomésticos ou agende a sua recolha com a Câmara Municipal.

– As baterias e as pilhas são um perigo para o ambiente! Coloque-as no pilhão.

– O óleo alimentar contamina a água e o solo se for parar ao esgoto! Por favor, use o oleão para pôr o óleo que já não usa.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!