30 Abril 2020
Notícias

Crise já provocou uma descida na avaliação bancária de março

Pela primeira vez em quatro anos, no passado mês de março, a avaliação bancária desceu um euro, para 1110 euros por metro quadrado, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com INE, este valor representa uma descida de 0,1% relativamente a fevereiro e um aumento de 10,3% face ao mesmo mês do ano anterior.

“A informação deste destaque, respeitante a março, já deverá refletir parcialmente efeitos da pandemia Covid-19, quer no comportamento do índice de preços, quer na quantidade de informação primária disponível para compilar o índice”, refere o instituto.

A nível regional, a maior descida foi observada no Alentejo (-1,7%).

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 10,3% e a taxa de variação mais elevada verificou-se na Área Metropolitana de Lisboa (12,1%), com a menor foi registada no Alentejo (1,8%).

No mês em análise, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1209 euros por metro quadrado, aumentando 11,7% relativamente ao mês homólogo, enquanto o valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 923 euros por metro quadrado, o que representa uma subida de 5,1% em relação mesmo mês do ano anterior.

Fonte: Lusa

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!