Ter casa própria é o grande sonho da maioria das famílias, mas nem todas possuem poupanças suficientes para comprar um imóvel a pronto pagamento.
Pedir dinheiro ao banco para comprar casa é uma realidade bastante frequente, contudo para que o seu pedido seja aprovado, certifique-se que reúne as condições de solvabilidade exigidas pelas instituições financeiras.
Caso não saiba, quando solicita uma solução de crédito habitação, o banco analisa um conjunto de variáveis que permitem avaliar se o cliente consegue ou não assegurar o pagamento do empréstimo.
Para ver o seu crédito habitação aprovado deve reunir algumas condições.
Sabe quais são?
ESTABILIDADE PROFISSIONAL E RENDIMENTOS
É uma das condições mais importantes, pois garante que consegue pagar as prestações da casa. Por isso, será tido em conta o género de contrato que possui com a sua entidade patronal e o valor da sua remuneração mensal.
TAXA DE ESFORÇO
O valor da taxa de esforço, apurado através do cálculo da diferença entre os seus rendimentos e encargos mensais, é outro dos indicadores que permite avaliar a sua capacidade para pagar o empréstimo.
CAPITAL DISPONÍVEL
As instituições financeiras não financiam imóveis a 100%. Precisa de ter no mínimo 10% do valor da casa para dar de entrada (alguns bancos exigem 20%).
HISTORIAL
É a partir do seu histórico, no que respeita ao cumprimento das suas obrigações (no caso de ter outros créditos), que o banco analisa até que ponto pode confiar.
DOIS TITULARES
A existência de dois titulares diminui o risco de incumprimento — por exemplo, se o primeiro titular passar por alguma situação de instabilidade, o segundo titular pode assegurar o pagamento das prestações.
»» As instituições financeiras também têm em conta a idade do titular do contrato e fazem algumas análises a longo prazo para averiguar se há risco de incumprimento.