Chegou a primavera! Já cheira a hortelã, alecrim, salsa e a tomilho, no jardim ou na varanda, na cozinha e à mesa, ou ainda não fez a sua horta?
Ah, não tenho espaço…
Isso não é desculpa! Desde que tenha luz natural, qualquer canto, inclusive o parapeito da janela, serve para pôr os vasos das ervas aromáticas, se morar numa casa sem áreas exteriores.
Além disso, a primavera é a melhor época do ano para semear estas ervinhas que perfumam o ambiente e tornam as refeições mais saborosas e saudáveis, pois substituem uma boa quantidade de sal.
Por isso, meta as mãos na terra, mas só após saber quais são as ervas aromáticas indispensáveis numa horta caseira!
MANJERICÃO
O manjericão é usado principalmente na preparação de molhos. Com a época dos churrascos à porta, convém tê-lo à mão, fresquinho.
ORÉGÃOS
Os orégãos sabem bem em saladas, massas, pratos de forno… aliás, há algum prato onde não deem aquele toque especial?
SALSA
A salsa é utilizada na culinária há séculos e não há casa portuguesa onde não vá à mesa, principalmente com o grão-de-bico. Ter um raminho de salsa fresco à mão dá sempre jeito, verdade?
COENTROS
Os coentros sabem sempre tão bem, nas sopas, saladas, migas, açordas e arrozes…
TOMILHO
O tomilho acrescenta sabor às carnes, peixes, sopas e saladas, ou seja, é um excelente tempero. Por isso, semeie!
ERVA-CIDREIRA
Há alguém que não conheça o famoso chá de erva-cidreira? Duvidamos! Esta erva também é usada para aromatizar bebidas e doces.
HORTELÃ
A hortelã é utilizada para fazer chá, mas também para aromatizar e decorar sopas, pratos principais, sobremesas e bebidas.