17 Março 2023
Dicas

Chegou a época das ervas aromáticas

Chegou a primavera! Já cheira a hortelã, alecrim, salsa e a tomilho, no jardim ou na varanda, na cozinha e à mesa, ou ainda não fez a sua horta?

Ah, não tenho espaço…

Isso não é desculpa! Desde que tenha luz natural, qualquer canto, inclusive o parapeito da janela, serve para pôr os vasos das ervas aromáticas, se morar numa casa sem áreas exteriores.

Além disso, a primavera é a melhor época do ano para semear estas ervinhas que perfumam o ambiente e tornam as refeições mais saborosas e saudáveis, pois substituem uma boa quantidade de sal.

Por isso, meta as mãos na terra, mas após saber quais são as ervas aromáticas indispensáveis numa horta caseira!

 MANJERICÃO

O manjericão é usado principalmente na preparação de molhos. Com a época dos churrascos à porta, convém tê-lo à mão, fresquinho.

ORÉGÃOS

Os orégãos sabem bem em saladas, massas, pratos de forno… aliás, há algum prato onde não deem aquele toque especial?

SALSA

A salsa é utilizada na culinária há séculos e não há casa portuguesa onde não vá à mesa, principalmente com o grão-de-bico. Ter um raminho de salsa fresco à mão dá sempre jeito, verdade?

COENTROS

Os coentros sabem sempre tão bem, nas sopas, saladas, migas, açordas e arrozes…

TOMILHO

O tomilho acrescenta sabor às carnes, peixes, sopas e saladas, ou seja, é um excelente tempero. Por isso, semeie!

ERVA-CIDREIRA

Há alguém que não conheça o famoso chá de erva-cidreira? Duvidamos! Esta erva também é usada para aromatizar bebidas e doces.

HORTELÃ

A hortelã é utilizada para fazer chá, mas também para aromatizar e decorar sopas, pratos principais, sobremesas e bebidas.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!