22 Março 2021
Dicas

Cansado de teletrabalho? Siga estas 3 regras de ouro.

Estar farto de trabalhar em casa é muito normal e a desmotivação e desgaste emocional também. A fadiga pandémica é uma realidade. Por isso, hoje deixamos 3 regras de ouro de especialistas para ajudar a superar o cansaço.

Regra n.º 1 – Tirar o pijama

Esta é uma regra mesmo importante e é preciso não nos esquecermos dela. Teresa Freitas, diretora de talentos da EY, diz que é mesmo fundamental “definir horários e limites” dentro de casa, de forma a separar a vida pessoal e profissional. Devem manter-se as rotinas de higiene pessoal e muito importante: vestir uma roupa para trabalhar. “É mesmo proibido passar o dia em pijama”, refere.

“Devemos continuar a acordar à hora de sempre, mudar a roupa como se fossemos trabalhar e não estar a olhar para o telemóvel quando estamos a trabalhar”, frisa também Maria Pico-Pérez, neurocientista e investigadora da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho).

Regra n.º 2 – Postura

Com o teletrabalho e o confinamento é natural que nos mexamos menos durante o dia. A rotina de ida para o local de trabalho deixou de existir e, por isso, é muito importante encontrar uma forma de estar ativo, seja através de um pequeno passeio ou de exercício físico em casa.

Além disso, como passamos grande parte do dia sentados, é fundamental apostar numa boa secretária e numa boa cadeira, para evitar problemas físicos no futuro. Segundo Teresa Freitas, “a secretária deve estar virada para uma janela, onde se possa ver o exterior e com isso evitar o sentimento de estarmos fechados”.

Regra n.º 3 – Adaptar a casa

A maioria das casas não estava preparada para o teletrabalho e, em muito casos, aulas online em simultâneo. Com ou sem filhos, partilhar a casa (ou um espaço) na pandemia pode mesmo ser desafiante.

Por isso, ter uma divisão exclusivamente dedicada ao teletrabalho é o ideal, mas sabemos que nem toda a gente tem essa possibilidade. Uma solução é dividir os espaços ou criar subdivisões dentro da mesma divisão, refere Teresa Freitas.

Outro truque passa por utilizar “headphones” que isolam o barulho se tiver de trabalhar num espaço partilhado. Trabalhar no quarto não é a melhor opção, mas se tiver de fazê-lo, que nunca seja em cima da cama, uma vez que poderá tornar-se mais difícil desligar do trabalho na hora de dormir.

Fonte: Público

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!