10 Agosto 2022
Dicas

7 dicas para desligar do trabalho e relaxar

As férias servem para relaxar, arejar as ideias e privilegiar o “dolce far niente” de modo a recarregar energias, após longos meses de trabalho, mas nem todos conseguem desligar das responsabilidades profissionais facilmente.

Há uma tendência, quase generalizada, para atender chamadas ou espreitar o e-mail durante as férias que, em conjunto com outros hábitos, coloca os portugueses entre os povos europeus com maior probabilidade de sofrer de burnout (esgotamento profissional), segundo um estudo da Small Business Prices.

Para ir de férias tranquilo, siga as nossas dicas, inspiradas nos conselhos de Catarina Lucas, psicóloga especializada em desenvolvimento humano.

DELEGUE — deixe o máximo de trabalho adiantado (o que não conseguir fazer delegue a alguém de confiança, capaz de executar as tarefas sem o/a contactar).

AVISE — colegas, clientes e fornecedores que vai de férias e informe quem devem contactar durante a sua ausência.

DESCONECTE — dê descanso ao telefone, ao computador e à sua mente.

ROTINA — quebre-a e aproveite para fazer coisas diferentes, sem olhar aos horários.

EXCEÇÕES — caso o seu trabalho não lhe permita desconectar totalmente, estabeleça um horário para responder APENAS às questões urgentes.

E-MAIL — configure uma mensagem a indicar o seu período de férias e coloque no ar no último dia de trabalho para poder deixar as tarefas em dia.

TEMPO — reserve algumas horas dos seus dias de férias para desfrutar apenas da sua companhia.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!