11 Fevereiro 2020
Dicas

6 dicas essenciais para comprar um terreno

Com o crescimento do mercado imobiliário, a procura de imóveis tem aumentando, mas não só. Também a compra e venda de terrenos tem tido tendência para aumentar.

A compra de um terreno concede diversas opções para o proprietário, ao contrário de um imóvel construído e finalizado. Mas, para tal, é importante não esquecer algumas dicas:

  1. Tamanho do lote – Em primeiro lugar, decida qual o tamanho do terreno que necessita ou quer comprar, de acordo com o projeto que tiver para ele. Isto porque se for demasiado pequeno, pode ter problemas com a construção, e se for demasiado grande, pode ter dificuldades com a utilização do espaço, manutenção, além de mais impostos.
  2. Preço – Informe-se sobre o valor médio dos terrenos na zona onde pretende adquirir. O valor do terreno pode contribuir para a maior ou menor rentabilidade deste. É muito importante também informar-se sobre a própria zona, pois cada uma tem as suas características que podem influenciar o valor, assim como a envolvência, acessos, locais próximos e possíveis planos de expansão.
  3. Qualidade do solo – Escolher um terreno com um bom solo é o primeiro passo para um processo de construção mais tranquilo e para saber o que pode fazer com o terreno. Por isso, aconselhe-se com um profissional para identificar as propriedades do solo, como a sua qualidade, a topografia, desníveis, encostas, proximidade de águas, etc.
  4. Posição ao sol – Se pensarmos que uma construção, idealmente, fica virada para nascente, é importante analisar o terreno com isso em vista. Além disso, o sol pode influenciar a utilização de energia elétrica, a preservação dos móveis e até mesmo o conforto.
  5. Utilização – Antes de comprar um terreno, não se esqueça de ver o que é possível fazer com ele, ou seja, a sua classificação a nível municipal, uma vez que pode estar a adquirir um terreno onde não é permitida a construção.
  6. Documentação – Por fim, nunca se esqueça de confirmar que o terreno está em conformidade com a lei, porque, se não se encontrar legal, os custos e burocracias serão muito piores.
Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!