Muitas vezes, achamos que já não há por onde poupar. Mas existem hábitos em casa que podem estar a interferir com o seu bolso mais do que pensa. Veja-os aqui:
1 – Gastar mais do que precisa
Seja em produtos de limpeza ou nas assinaturas que tem na televisão, pense bem se não está a gastar mais do que precisa. Utilize as quantidades recomendadas dos produtos de limpeza, para evitar excessos. Em relação à Netflix, HBO ou Amazon, usa-as assim com tanta frequência? Verifique também se o seu pacote de televisão e internet é a melhor oferta que pode ter.
2 – Tem os aparelhos em standby?
Sim, alguns eletrodomésticos têm de estar sempre ligados, como o frigorífico. Mas muitos outros não e, mesmo em standby, continuam a gastar. Desligue-os na tomada e comece já a poupar na fatura da luz.
3 – Janelas como suas aliadas
No verão, deixe as janelas fechadas nas horas de maior calor, para evitar usar ar condicionado. Durante a noite, abra-as para arejar a casa. No inverno, faça o contrário – aproveite as horas de luz para aquecer a casa.
4 – Regule a temperatura
As épocas de maior gasto são as dos meses mais frios e mais quentes, especialmente se tiver ar condicionado. Por isso, seja consciente no uso que dá a este aparelho e saiba usá-lo tanto para se refrescar como para aquecer a casa. Isto envolve usar o ar condicionado apenas nas divisões que estão a ser usadas e apenas durante um tempo controlado.
5 – Atenção à água
Com o passar do tempo, os cuidados com o gasto excessivo de água têm estando mais em voga (e ainda bem). Mas, ainda assim, muitas vezes gastamos mais do que é preciso. Pense se deixar a torneira aberta enquanto lava os dentes ou se precisa mesmo de passar a loiça por água antes de a meter na máquina. O ambiente e o seu bolso agradecem!