O prazo para preencher e entregar a declaração de IRS começa hoje e prolonga-se até dia 30 de junho, mas o processo não é assim tão simples.
Aliás, ainda existem muitos contribuintes com dúvidas e que acabam por cometer erros com impacto direto no reembolso ou no valor a pagar.
Entre eles, consta a entrega imediata da declaração ou após efetuar a primeira simulação. Isto é, sem preencher o documento de formas diferentes e sem fazer várias simulações para perceber se é mais vantajoso optar pela entrega da declaração de rendimentos em conjunto ou separado, por exemplo.
Mas há mais 4 grandes erros evitar!
»» NÃO validar as suas faturas! O prazo já terminou, mas ainda pode incluir as despesas com saúde, educação, imóveis e lares na declaração de IRS, preenchendo o anexo H.
»» NÃO declarar grau de incapacidade! Todos os contribuintes com incapacidade comprovada ou com dependentes incapacitados têm direito a deduções superiores.
»» NÃO se esqueça de identificar os seus dependentes no quadro 6 da folha de rosto da declaração de IRS. Há um valor fixo dedutível por cada filho dependente.
»» NÃO cometa erros ao declarar as mais-valias (o lucro obtido com a venda de imóveis no ano passado), para evitar o pagamento de coimas. As mais-valias declaram-se no anexo G ou G1 do Modelo 3.