15 Fevereiro 2023
Dicas

4 conselhos para ajudar a baixar o valor

Que as taxa de juro disparam já o sabemos! Que a prestação da casa está mais cara e que é cada dia mais difícil suportar os encargos financeiros com o crédito habitação também já não é novidade.

Que é possível baixar o aumento da taxa de esforço, causado principalmente pela subida da Euribor, taxa de referência para o crédito habitação, talvez não o saiba.

Entende-se por taxa de esforço o valor da diferença entre os seus rendimentos e as suas despesas.

Despesas mensais % Rendimentos mensais x 100 = Taxa de Esforço

 NÃO é recomendável que exceda os 30%! 

Para baixar a sua taxa de esforço, siga os nossos conselhos.

 »» Renegocie as condições associadas ao contrato do crédito habitação, por exemplo, o spread ou o prazo de amortização.

Atenção!!! O alargamento do prazo de pagamento do crédito reduz a mensalidade, mas aumenta o custo global do empréstimo.

»» Faça contas e avalie a hipótese de transferir o crédito para um banco que ofereça melhores condições ou apenas o seguro de vida associado ao contrato.

Este produto de subscrição obrigatória tem um peso significativo no custo total da mensalidade do crédito habitação, mas é passível de transferência.

»» Pondere consolidar os seus créditos! Fica com uma única prestação com um prazo de pagamento fixo e provavelmente com uma taxa de juro inferior.

»» Ajuste os seus comportamentos de consumo ao novo quotidiano! Comece por cortar nas despesas supérfluas e adote hábitos de poupança.

Reúna a família e analise os gastos mensais ao pormenor. Crie um plano de poupança que envolva todos os elementos do agregado familiar.

Os miúdos gastam muita água no banho? Alerte-os para a necessidade de reduzir o consumo de água. Paga muito pelo seguro automóvel? Procure uma solução mais em conta, por exemplo.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!