Ao longo dos anos, as regras aplicadas à concessão de crédito para comprar casa sofreram alterações.
Surgiram dúvidas que persistem até agora e a linha que separa os mitos da verdade ainda é bastante difusa, principalmente devido à falta de conhecimento, que não só diminui as hipóteses de poupar na prestação da casa, como de aprovação do crédito habitação.
Por isso, a H Imobiliária decidiu desmistificar o assunto!
– O seu banco nem sempre oferece as melhores condições do mercado no que toca ao crédito habitação! Por isso, peça simulações, analise várias propostas e negoceie.
– A aprovação do crédito habitação não depende da apresentação de fiador! O banco só exige fiador quando procura garantias adicionais junto dos clientes de maior risco.
– Os trabalhadores independentes também conseguem crédito para a casa! É importante que tenham uma taxa de esforço baixa, rendimentos regulares e um historial limpo.
– A existência de um segundo titular facilita a aprovação do crédito habitação.
– Os prazos máximos de maturidade mudaram!
– Os bancos não financiam imóveis a 100%, exceto imóveis penhorados, por exemplo.
– Uma proposta com um spread mais baixo nem sempre sai mais barata!
– A subscrição dos produtos associados ao crédito habitação, como o seguro de vida, no banco, não garante prestações mais baixas!
– A indexação do contrato de crédito habitação à taxa variável não garante que o custo final do crédito seja menor.
– A amortização do valor em dívida está isenta de comissões e permite baixar o custo global do crédito. Mas informe-se, antes de amortizar.