Quer remodelar a sua casa, mas não faz ideia das alterações que pode fazer ao imóvel? Será possível mudar o WC ou a cozinha de lugar? Será boa ideia instalar um sistema de ar condicionado ou é preferível investir num bom sistema de isolamento térmico? E o pavimento, qual é a melhor opção?
Decidiu remodelar a sua casa? Não comece as obras sem ler o GUIA que preparámos para si!
Posso mudar o WC de lugar?
Sim, pode! Contudo, é necessário encontrar os tubos de drenagem das águas (a sanita tem de ser instalada a um metro ou menos destas tubagens) e garantir que existem condições para a instalação de um sistema de ventilação.
Posso mudar a cozinha de lugar?
Sim, pode! É imprescindível que encontre a tubagem que drena as águas dos eletrodomésticos, que respeite as normas de ventilação e que a instalação do gás seja feita por um especialista.
Devo reforçar o isolamento térmico?
Sim, deve! Já que meteu mãos à obra, invista num bom sistema de isolamento térmico, que além de garantir conforto, reduz gastos com o aquecimento/arrefecimento da casa, consoante as estações do ano.
Devo alterar as instalações elétricas?
Sim! Se substituir ou acrescentar eletrodomésticos e/ou equipamentos elétricos deve reforçar a potência do quadro ou substituí-lo.
Devo substituir as torneiras?
Depende do estado e da qualidade das torneiras que tem em sua casa.
Aquecimento — radiadores de água quente, elétricos ou pavimento aquecido?
Os radiadores de água quente, devido à elevada inércia térmica, mantêm a casa quente durante mais tempo, ao contrário dos radiadores elétricos. O pavimento aquecido proporciona mais conforto, dado que distribui o calor de forma mais uniforme.
Ar condicionado, sim ou não?
Tenha em conta a localização, a estrutura, o sistema de isolamento e a exposição solar do imóvel — consulte um especialista que o possa aconselhar e fazer a instalação do sistema de ar condicionado, caso opte por fazê-la.
Que tipo de materiais devo escolher?
Durante o processo de seleção dos materiais, tenha em conta, principalmente, o clima (as madeiras estão mais indicadas para climas frios, os mármores para quentes, por exemplo) a textura, durabilidade e a capacidade de isolamento sonoro.
Cor ou papel de parede?
Tanto a pintura como a aplicação de papel de parede exigem uma base em bom estado, lisa e com bons acabamentos. A pintura (desde que opte por cores discretas) coloca o foco noutros elementos decorativos e o papel de parede permite-lhe jogar com texturas e padrões e optar pelo minimalismo, no que toca à decoração.
Cor
Se optar pela pintura, escolha as cores conforme a luminosidade dos espaços e não se esqueça de que a cor influencia o nosso estado de espírito — numa casa são sempre bem-vindas as cores relaxantes.