11 Julho 2022
Dicas

MONTESSORI – Crie um quarto pedagógico com apenas 5 elementos

Decorar o quarto de uma criança não é tarefa fácil, principalmente quando falamos do primeiro filho, pois tendemos a comprar mais do que necessitamos e a descurar na prioridade — criar um espaço aconchegante que proporcione segurança e conforto e promova o desenvolvimento da criança.

O MONTESSORI é um conceito de decoração pedagógico que promove o desenvolvimento, independência e liberdade da criança colocando-a no centro da própria aprendizagem através da adaptação do espaço à sua idade e habilidades.

Com apenas cinco elementos, sem contar com a cama que deve estar ao nível do solo para que a criança possa mover-se em segurança, livremente, é possível criar um quarto Montessori.

— Zona Livre de Circulação

É imprescindível que haja espaço para que a criança possa movimentar-se. Coloque um tapete acolchoado no chão, principalmente se tiver um bebé para ele poder girar, levantar o tronco ou sentar-se.

— Espelho com Barra

Coloque-o em frente à zona de livre circulação para a criança poder observar-se, reconhecer-se e aprender a levantar-se sozinha, apoiando-se na barra.

— Prateleiras Infantis

Prateleiras baixas que permitam à criança alcançar e escolher os brinquedos.  Organize-os em cestos e por categorias para incutir a noção de diferença e ordem.

— Canto de Leitura

Crie um cantinho para expor os livros. É importante que as capas estejam visíveis e que o espaço seja confortável. Decore com almofadas ou com um sofá infantil.

— Mesa e cadeira

Adequada à idade e altura da criança para poder sentar-se, desenhar, pintar e aprender as letras, os números…

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!