30 Agosto 2021
Dicas

Jardinar com os miúdos

Meter as mãos na terra, sentir-lhe a textura, a humidade e o cheiro, descobrir os segredos e as formas de vida que o subsolo guarda, compreender o ciclo de vida das plantas e a importância de alguns insetos para a preservação dos ecossistemas, aprender a respeitar e a cuidar da mãe natureza — incutir, aos miúdos, o gosto pela jardinagem é extremamente pedagógico. Vamos à aventura?

— Desculpas como “a minha casa não tem jardim e/ou quintal” não são aceites; a varanda serve perfeitamente para colocar os vasinhos e basta aos pequenos jardineiros abrirem a porta para que possam cuidar das suas plantinhas e acompanhar o seu desenvolvimento.

— Comece com um convite – proponha à criança que se junte a si para semear alguma espécie vegetal que lhe seja familiar, como, por exemplo, cenouras. A familiaridade com a planta vai despertar-lhe a curiosidade e desencadear várias perguntas – chegou o momento de explicar-lhe como funciona o ciclo de vida vegetal.

Explique o quão perigosas podem ser determinados ferramentas (guarde-as sempre num lugar seguro e mantenha-se atento). E, para evitar acidentes e facilitar o manuseamento, forneça utensílios adequados à idade da criança.

Vista os seus pequenos jardineiros a rigor – umas jardineiras e umas botas ou uns crocs, um chapéu de palha e umas luvas são indispensáveis – e atribua-lhe tarefas, como, por exemplo, cavar um buraco, colocar as sementes na terra, regar…

Responsabilize-o pela sua horta/jardim – dê-lhe um espaço pequenino ou um vaso e incuta-lhe a responsabilidade de vigiar, regar e zelar pelo crescimento saudável das suas plantinhas.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!