05 Janeiro 2022
Dicas

Já pensou em ter uma estufa em casa?

As estufas servem para recriar condições climatéricas propícias ao desenvolvimento das plantas, através do controlo da temperatura, da humidade e da exposição solar.

Sabia que é possível criar uma estufa tanto numa casa com espaço exterior como num apartamento?

Para construir a sua estufa no exterior (jardim ou quintal), utilize tubos metálicos para criar a estrutura e material transparente na cobertura que permita a entrada de luz natural.

Após montar a estrutura, controlar a temperatura ambiente e a exposição solar, crie um sistema de rega — poderá regar manualmente ou de forma automatizada ou optar pelos aspersores aéreos (adapte o sistema de rega ao tipo de plantas) — e uma forma da água ficar armazenada, após a rega, dado que a evaporação cria humidade (colocar pratinhos por baixo dos vasos é uma excelente opção).

E num apartamento, como se cria uma estufa?

É muito, muito simples — necessita apenas de um cantinho iluminado, prateleiras resistentes à humidade, uma cobertura de plástico transparente (que feche bem a estrutura) e um humidificador.

Montada a estrutura e feito o cultivo, observe as plantas, regularmente, para perceber se precisam de ser regadas (a humidade do ar difere da água no substrato) e se recebem a quantidade luz necessária. Para as manter viçosas e saudáveis, adube-as.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!