20 Setembro 2021
Dicas

Créditos — como evitar o incumprimento e sobre-endividamento

Depois das férias e do período crítico do regresso às aulas, convém focar a sua atenção na sua vida financeira, especialmente se tem um ou mais CRÉDITOS e/ou se abusou do uso do cartão de crédito durante o verão, para evitar entrar em incumprimento para com a instituição credora ou em sobre-endividamento.

A renegociação ou consolidação dos créditos, modalidades que permitem reduzir as prestações mensais e alargar os prazos de pagamento, são excelentes opções. Mas, afinal em que consistem a RENEGOCIAÇÃO e a CONSOLIDAÇÃO e qual a melhor opção para a sua situação?

RENEGOCIAÇÃO

Pretende reduzir a prestação mensal e consiste em tentar alterar as condições contratuais, junto da instituição credora, nomeadamente através da renegociação do valor do ‘spread’, do  alargamento do prazo de pagamento do crédito (diminui o valor das prestações mensais, mas aumenta os valores totais dos juros) ou do pedido de um período de carência de capital (a prestação de um crédito é composta pelo capital em dívida e pelos juros; caso opte pela carência de capital, paga apenas os juros, num período entre 6 a 24 meses.)

CONSOLIDAÇÃO

O crédito consolidado consiste em reunir o valor total das prestações numa única de valor inferior ao somatório do total individual. Esta modalidade de crédito permite-lhe pagar uma única prestação, alargar o prazo de pagamento e ter um maior e melhor controlo na gestão das suas dívidas, dado que estão concentradas num único crédito.

A MELHOR OPÇÃO

Qual a melhor opção? Depende da sua situação financeira e dos valores em dívida, além disso, o banco não é obrigado a renegociar créditos. A CONSOLIDAÇÃO é a melhor das opções, contudo, antes de tomar qualquer decisão, perceba muito bem o ponto da sua situação financeira de modo obter as melhores condições possíveis e consulte um profissional.

Conheça os imóveis
com maior destaque na Figueira da Foz!